Fale conosco via MSN! Clique no botão ao lado!

Tae-KwonDo

A história

O Taekwon-do é uma arte marcial coreana praticada há milhares de anos. Suas técnicas atuais vieram de antigas lutas coreanas como Taek Kyon, SooBak Ji, sofrendo influência do Karatê. A estruturação destas lutas em uma só, com suas técnicas refinadas de pernas e mãos foi realizada pelo General Choi Hong Hi, do exército coreano.

Com o domínio Japonês sobre a Coréia, Gen Choi ficou preso num presídio militar japonês. Depois da libertação da Coréia em 1945, Choi resolveu criar uma arte nacional que representasse o povo coreano " Foi com essa ambição em mente que comecei a desenvolver novas técnicas, sistematicamente, a partir de março do mesmo ano.

No final de 1954 eu tinha quase terminado a fundação de uma nova arte marcial para a Coréia, e em 11 de abril de 1955 foi dado o nome "Taekwon-Do."

Traduzindo literalmente TAEKWON-DO significa TAE (pés) KWON (mãos) DO (caminho espiritual) .

As técnicas do Taekwon-Do são baseadas nos princípios da ciência moderna, particularmente, a física Newtoniana que nos ensina como gerar o poder máximo. Táticas militares de ataque e defesa também foram incorporadas à luta. E no plano espiritual Tae kwon-Do é derivado dos princípios tradicionais, éticos e morais do oriente.

Fatos históricos

Abaixo os principais e fundamentais fatos em todos os tempos que levaram a formação, desenvolvimento, divulgação, consolidação e estruturação do Taekwondo no Brasil e no Mundo.

1953 - Gen. Choi Hong Hi criou a famosa 29ª Divisão de Infantaria na ilha de Cheju, e escolheu o desenho de um punho como distintivo (símbolo) desta divisão. Designou os mestres Nam Tae Hi e Han Cha Kyo como os principais instrutores da Divisão. Este acontecimento também foi muito marcante, fundamental e decisivo para a prática regular da arte no exército sul coreano.

1953 - Com a ajuda de Nam Tae Hi ; Choi cria outra Escola , a qual ele denominou de OH DO KWAN, cujo estilo foi reservado aos membros da 29ª Divisão de Infantaria. Assim esta Unidade tornou-se responsável pelo treinamento da arte em todo o Exército sul coreano.

11.04.1955 - Foi presidida por Choi Hong Hi, a Assembléia (Conferência , Reunião) a qual entraria para a história, com os principais líderes e autoridades da sociedade civil e militar, e mestres dos Kwans, historiadores e advogados com o intuito de unificar a Arte sob um único nome. Foram submetidos vários nomes e o nome sugerido por Choi Hong Hi, escolhido e aceito pela maioria dos representantes foi Taekwondo, face a semelhança com a palavra Taekyon, garantido e assegurando a manutenção e continuidade das tradições.

No final do Outono de 1959 - Foi formada a Korea Taekwondo Association, com a presença dos seguintes mestres, dentre outros: -Byung Chik Ro representando o Song Moo Kwan; -Gae Byung Yun representando o Jidokwan; -Nam Suk Lee representando o Chang Moo Kwan; -Hwang Kee representando o Moo Doo Kwan; tendo sido eleito o Gen. Choi Hong Hi, representando o OH DO KWAN, como seu 1º Presidente. Foi a 1ª vez que os chefes dos 6 principais Kwans concordaram em usar o nome Taekwondo.

14.09.1961 - Por decreto oficial do novo Governo militar o qual tinha assumido o poder exatamente em 16.05.1961 e comandado pelo General do exército sul-coreano Park Chung Hee , os Kwans foram unificados sob uma única entidade , a qual foi chamada Korea Taekwondo Association, com o também General do Exército Coreano Choi Hong Hi, como seu Presidente.

22.03.1966 - Choi Hong Hi realiza o seu grande sonho e funda na Coréia a International Taekwondo Federation. A fim de propagar a arte pelo mundo, Gen. Choi reúne um grupo seleto de instrutores, ministrando-lhes um curso com treinamento intensivo para formação de mestres internacionais, pois somente instrutores de 4º Dan para cima estão habilitados a graduar alunos e desenvolver um trabalho no Taekwon-do.

Coube ao mestre Sang Min Cho, introduzir oficialmente o Taekwondo no Brasil, especificamente em São Paulo no mês de Julho de 1970.

Após sua chegada, vieram também , porém já em 1971, os seguintes mestres: Sang In Kim (Foto Acima), Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee o qual transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1972 , Gum Mo Bang, Kwan Suh Shim e Ke Jhoon Lee.

Atualmente, no Brasil, os responsáveis pelo Taekwondo ITF ainda ligados ao Gen. Choi Hong Hi são:

Mestre Raul Hector Sanchez, 7º Dan.
Mestre Djalma Clementino dos Santos, 7º Dan.

Instrutores maiores:
Paulo de Tarso Ribeiro Maltez, 5º Dan.
Claudio Sidney Lopes, 5º Dan.

Filosofia

Nos anos recentes, a violência e a perda de morali- dade têm crescido em todos os níveis sociais, especialmente entre os jovens. Há, com certeza, uma série de razões para que isso ocorra. Infelizmente, contudo, em vez de canalizar construtivamente sua energia e potencial, muitos apelam à raiva, destruindo ao invés de construir, ou simplesmente fugindo dos problemas consumindo drogas e isolando-se nos seus próprios mundos de fantasia.

O maior propósito do TaeKwon-Do é disseminar princípios como Cortesia, Integridade, Perseverança, Autocontrole e Espírito Indomável, princípios que, se levados a sério, indiscutivelmente formarão um grande homem e cidadão.

No TaeKwon-Do praticamos os princípios de duas maneiras: a primeira, pela disciplina mental, a segunda, pelo treinamento físico.

Disciplina Mental: (professores e alunos)

  1. 1. Esteja disposto a progredir, mesmo que seja difícil avançar, e saber que vale a pena, quaisquer que sejam as dificuldades.
  2. 2. Ser gentil com o fraco e duro com o forte.
  3. 3. Esteja contente com o que você tem de dinheiro e posição, mas nunca crer que chegou no limite do desenvolvimento de suas habilidades.
  4. 4. Sempre termine aquilo que você começa, seja isto grande ou pequeno.
  5. 5. Ser um professor disponível a qualquer um independente de religião, raça ou ideologia.
  6. 6. Nunca ceder à repressão ou ameaça quando se persegue uma causa nobre.
  7. 7. Ensine a atitude e habilidade com ação no lugar de palavras.
  8. 8. Sempre ser você mesmo, embora suas circunstâncias possam mudar.
  9. 9. Seja o instrutor eterno que ensina com o corpo quando jovem, com as palavras quando velho, e através dos seus preceitos morais depois de sua morte.

Instrutores

Nome: Renato Pitombo 4º Dan

Currículo:

Iniciou seus treinamentos de TaeKwon-Do em 1980 na Academia Paulista, tendo como professor o senhor Paulo de Tarso Ribeiro Maltez, discípulo direto do Mestre Sang In Kim, 8º Dan.

Aperfeiçou sua técnica e se graduou faixa preta em 1987, na Academia Brooklin de Taekwon-do, liderada por seu Mestre, Instrutor Paulo de Tarso.

Fez parte da inesquecível equipe de competição da Academia Brooklin, que são: Mestre Paulo de Tarso, Renato Pitombo, André Conchon, Pedro Borges, Rodrigo Campos, Túlio Rodrigues e Robério Emboava.

  • Foi várias vezes Campeão Paulista e Brasileiro.
  • Campeão PanAmericano em luta e técnicas de quebramento-2004
  • Bi-Campeão Paulista de Quebramento- 2005/2006
  • Campeão Sul-Americano em luta - 2005
  • Treinou Muay Thai com o Mestre Roney Alex.
  • Pratica Boxe com o Prof Ricardo Máximo.
  • No Jiu-Jitsu é graduado faixa azul pelo Prof Celso Cavallini, seu Mestre.
  • CREF4 018.585/SP
  • É membro da Associação Tong-Il desde sua fundação.
  • Formado em Publicidade pela Unip em 1988.
  • Instrutor e Diretor da Academia Pamplona.
  • Instrutor Internacional de TaeKwon-Do ITF Nº 078-1 em seminário ministrado pelo próprio General Choi Hong HI na sede da Federação Paulista de TaeKwon-Do ITF em 16 de Maio de 1994.
  • Instrutor pela federação da Equipe de Demonstração.
  • Membro do Conselho Consultivo da Federação Brasileira de TaeKwon-Do ITF.

Faixas

Em Taekwon-Do O desenvolvimento do caráter, tenacidade, coragem, e técnica são classificados assim como a capacidade individual. A escala promocional é dividida em dezenove etapas: 10 séries (gubs)9 graus (dans).

O iniciante começa no 10o Gub e ao ganhar graduações esse número vai diminuindo até o 1º Gup. Os graus de Faixa Preta começam com o 1o Dan e acabam no 9o Dan. Há, obviamente, um certo significado no sistema numérico.

Em graus, o número 9 não é somente o maior entre os números de um só algarismo, mas também o número 3 multiplicado por 3. No oriente, 3 é o mais considerável de todos os números. O símbolo chinês que representa o 3 contém três linhas paralelas:

A linha superior representa o céu. A mediana significa os mortais. E a terceira, a Terra.

  • 10º Gub - Faixa branca
  • 9º Gub - Faixa ponta amarela
  • 8º Gub - Faixa amarela
  • 7º Gub - Faixa amarela ponta verde
  • 6º Gub - Faixa verde
  • 5º Gub - Faixa verde ponta azul
  • 4º Gub - Faixa azul
  • 3º Gub - Faixa azul ponta vermelha
  • 2º Gub - Faixa vermelha
  • 1º Gub - Faixa vermelha ponta preta
  • 1º Dan até 9º Dan - Faixa preta

Competição

Em breve...

Horários

Clique aqui para o quadro de horários completo.

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
10:00 às 11:00   TaeKwon-Do    TaeKwon-Do   
17:00 às 18:30   TaeKwon-Do    TaeKwon-Do  TaeKwon-Do 

Fotos